Aula 7 de 23
Em andamento

Liberal ou libertário?

Muita gente fica confusa com o uso dos termos liberal e libertário no contexto dos movimentos em defesa da liberdade. Para desfazer as dúvidas, é válido voltarmos à origem das palavras.
Liberal e Libertário compartilham, em comum, a raiz latina Liber, que significa pessoa livre, no sentido de oposição à pessoa escravizada. A palavra liberal, no entanto, é mais antiga que a palavra libertário.
Liberal possui diversos usos: designa pessoas tolerantes, com espírito aberto à mudanças e avesso ao dogmatismo. Na filosofia política, liberal se refere ao adepto do liberalismo, uma ampla tradição intelectual originada na modernidade e desenvolvida em torno da reflexão sobre a liberdade individual.
Como a linguagem é sempre uma ordem espontânea orgânica e descontrolada, ao longo do tempo a palavra ganhou diferentes usos em diferentes partes do mundo. Assim como no Brasil muita gente associa a palavra liberal a um conservadorismo nos costumes – o que não faz muito sentido -, nos Estados Unidos a palavra liberal é muitas vezes associadas aos simpatizantes do partido Democrata. Esse percurso teve origem no liberalismo clássico, mas a bandeira política se afastou tanto das raízes originais que os americanos defensores da liberdade sentiram a necessidade de cunhar uma nova palavra – Libertarian.
Com a criação do termo, acabou surgindo uma nova ramificação das ideias de liberdade designada de libertarianismo, com um perfil heterodoxo e minoritário no contexto da ampla tradição do liberalismo, concentrando-se em torno do chamado Princípio da Não Agressão. Essa ramificação ganhou notoriedade no Brasil com o trabalho de divulgação das ideias de liberdade influenciadas por institutos libertários dos Estados Unidos, especialmente entre os adeptos da Escola Austríaca de Economia.
O Livres é um movimento liberal amplo, com espaço para todas as ramificações do pensamento liberal comprometidas com uma visão ampla da liberdade individual. Sendo assim, há espaço para libertários dentro do Livres, mas como o movimento abriga a diversidade de liebralismos, é mais adequado classificá-lo como liberal.