Aula 2 de 23
Em andamento

Liberais são de esquerda ou direita?

Esquerda ou direita? É quase impossível escapar dessa disputa simplista dessa dicotomia ao tentar debater política no cenário público brasileiro. Apesar disso, a verdade é que esse modelo binário é muito pouco útil para expressar com alguma precisão as posições existentes na disputa política, seja no Brasil ou no mundo.
Quando se trata de compreender as ideias liberais, a dicotomia mais confunde do que ajuda, virando uma espécie de muro erguido bem ao meio do terreno amplo do liberalismo. 
Cada um dos pólos tende a projetar o liberalismo no pólo oposto. Para pessoas identificadas com a esquerda, liberais se posicionam à direita do espectro político. Mas pessoas identificadas com a direita, liberais acabam posicionados à esquerda.
O fato é que, a depender do tema, as posições liberais variam conforme os estereótipos associados a cada lado do espectro. Em temas econômicos, os liberais acabam situados à direita, com posições em favor do empreendedorismo, do livre comércio e da simplificação das regulações. Em temas comportamentais, os liberais acabam situados à esquerda, com posições em favor da diversidade sexual, da igualdade de tratamento entre os gêneros e da legalização das drogas.