Aula 5 de 23
Em andamento

Liberais são defensores das grandes empresas?

Defender interesses de bancos, empresários e grandes empresas é uma acusação bastante comum feita contra os liberais por detratores das nossas ideias. Essas acusações, no entanto, não resistem a um exame adequado do que de fato significam as ideias liberais e suas consequências.

A marca do liberalismo consistente não é a defesa dos empresários, mas do livre mercado. Eventualmente, empresas e empreendedores podem ser beneficiadas pelas consequências do livre mercado, mas muitas vezes isso não é verdade. Os grandes beneficiários de um sistema de mercados abertos e competitivos são, na verdade, os consumidores, que podem ter acesso a bens e serviços melhores, por preços cada vez mais baratos.
A livre competição de mercado gera incentivos para a inovação, retirando as grandes empresas estabelecidas da zona de conforto e ampliando as opções disponíveis para a escolha dos consumidores.
Defender o livre mercado, portanto, longe de defender o interesse de empresários específicos, significa defender o poder de escolha dos consumidores.